23 de março de 2013

23.03 - HOJE É DIA DE QUE?

DIA MUNDIAL DA METEREOLOGIA 

Todos os anos, no dia 23 de Março, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) e os seus 187 Membros, bem como as comunidades meteorológicas de todo o mundo, celebram o Dia Meteorológico Mundial. Este dia comemora a entrada em vigor, em 1950, da Convenção que criou a Organização. No ano seguinte, a OMM foi designada agência especializada do Sistema das Nações Unidas.

Em 2006, por ocasião da sua 57.ª sessão, o Conselho Executivo da OMM decidiu que o tema do ano 2007 fosse “A meteorologia polar: conhecer os efeitos globais” em reconhecimento da importância e como contributo para o Ano Polar Internacional (API) 2007-2008, que tem o patrocínio conjunto da OMM e do Conselho Internacional para a Ciência (ICSU ). A fim de garantir a possibilidade de os investigadores trabalharem em ambas as regiões polares durante os meses de Verão e de Inverno, o período em que esta realização terá lugar será, na realidade, de Março de 2007 a Março de 2009. A ideia fundamental do AIP é a de uma forte eclosão de actividades internacionalmente coordenadas, interdisciplinares e científicas de investigação e observação concentradas nas regiões polares da Terra e seus efeitos de longo alcance à escala mundial.

Nos últimos anos verificou-se um renovado interesse pelo clima e pelas condições das regiões polares, que tem alguns antecedentes históricos importantes, dado que estas regiões têm tradicionalmente desempenhado um papel decisivo nas actividades da OMM e nas da sua antecessora, a Organização Meteorológica Internacional (OMI). Em 1879, o Segundo Congresso Meteorológico aprovou a ideia de realização de um Ano Polar Internacional, que foi posta em prática em 1882-1883. O segundo Ano Polar Internacional, também da iniciativa da OMI, teve lugar em1932-1933. O êxito do primeiro e do segundo API conduziu à noção de um ano geofísico internacional mais vasto, que abrangesse as latitudes inferiores, e não simplesmente de um novo ano polar internacional. Foi este o Ano Geofísico Internacional (AGI), que decorreu de 1 de Julho de 1957 a 31 de Dezembro de 1958 e teve consequências de longo alcance em termos de investigação científica com o envolvimento de 80 000 cientistas de 67 países.

Durante as últimas décadas foram detectadas alterações significativas do ambiente polar, tais como uma diminuição do gelo perene, a fusão de alguns glaciares e do permafrost e a diminuição do gelo dos rios e lagos. Estas alterações, mais evidentes no Árctico que no Antárctico, têm sido sujeitas a um estudo considerável. O Terceiro Relatório de Avaliação, de 2001, do Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas (IPCC ), co-patrocinado pela OMM, indica que a temperatura média da Terra à superfície aumentou aproximadamente 0,6 ºC durante o século XX. O Relatório estima ainda que a média global das temperaturas à superfície aumentará entre 1,4 e 5,8 ºC no período de 1990-2100. Em termos gerais, o IPCC estimou que, cerca do ano 2100, o nível do mar terá subido entre 9 cm e 88 cm, o que constitui um problema significativo para muitos pequenos estados insulares em vias de desenvolvimento e, em geral, para todas as áreas de baixa altitude do mundo. Actualmente, o IPCC está a preparar o Quarto Relatório de Avaliação, a publicar em 2007.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Gerson Fereira, 100 - Ramos - Rio de Janeiro

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 2573-7235

Tecnologia do Blogger.

Seguidores